Rio de Janeiro: dicas para conhecer a cidade pedalando

 

 

A Gávia nasceu na cidade maravilhosa e, por isso, nada mais justo do que começarmos as nossas dicas de viagem pelo Rio de Janeiro.

Nesse post, nós listamos sete passeios que podem ser feitos de bicicleta. Na nossa opinião, essa é uma das formas mais gostosas de conhecer a cidade, que conta com mais de 450km de ciclovias.

1. Orla da Zona Sul (Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon)

Esse trajeto talvez seja o mais famoso do Rio porque passa pelos principais pontos da zona sul. Em apenas 30 minutos de pedalada moderada, é possível passar pelas praias mais famosas da cidade, Copacabana e Ipanema, em uma vista de tirar o fôlego.

Se quiser incrementar o passeio, não deixe de subir no Forte de Duque de Caxias, no Leme, que funciona de terça a domingo, de 9h30 às 16h30 (a entrada custa R$4,00). Lá de cima é possível avistar a Orla de Copacabana de um lado e o Pão de Açúcar do outro.

2. Enseada de Botafogo e Aterro do Flamengo

Esse trecho da ciclovia passa exatamente na frente do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio. São apenas 4,5km, o que leva mais ou menos 20 minutos. Vale emendar o passeio com uma pedalada pela Praia do Flamengo, onde é possível apreciar toda a natureza do Aterro, um dos cantinhos mais especiais da cidade.

3. Praia Vermelha e Urca

A partir da Enseada de Botafogo também é possível pedalar até a Urca (em sentido oposto à praia do Flamengo).

Além da entrada do bondinho do Pão de Açúcar, ali fica localizada a Praia Vermelha, também aos pés do Pão de Açúcar. A praia é uma das mais charmosas do Rio, com uma pequena faixa de areia. Deixe para ir durante a semana, se puder, pois estará mais vazia. Normalmente a praia está própria para banho, mas vale a pena checar aqui essa questão da poluição.

Aproveite para caminhar pela pista Cláudio Coutinho, que contorna o Pão de Açúcar e garante um super visual da praia. Ainda no bairro, uma dica imperdível é comer um pastel na mureta localizada na frente do Bar Urca. A vista para o mar é lindíssima, como (quase) tudo no Rio. 

4. Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é rodeada por uma ciclovia de 7,5km. É possível dar uma volta em aproximadamente 30 minutos de pedalada moderada. Como os outros trechos, a vista aqui também é demais. É possível ver, além da Lagoa, o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.

Deixe para ir durante a semana se puder, já que fica bem movimentado nos finais de semana.

5. Barra da Tijuca, Recreio, Reserva e Macumba (Pontal)

A Zona Oeste ainda é menos visitada pelos turistas, mas super vale a pena incluir no roteiro. Aqui você encontrará praias mais extensas e natureza intocada, principalmente na Praia da Reserva. O trecho entre o início da Barra da Tijuca até o Pontal (entre as Praias da Macumba e do Recreio) possui 18km de extensão, então esse é um dos trechos que exige mais preparo físico e disposição.

Vale dar uma esticada até a Prainha, uma das únicas praias na cidade do Rio que ainda está super preservada, sem prédios. Se a preguiça bater, vá de carro mesmo, mas não deixe de conhecer.

6. Vista Chinesa

A Vista Chinesa é simplesmente de cair o queixo, recomendamos muito! É a foto da capa do post 😉

Fica localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca. É possível subir a pé, pedalando ou de carro, e não é nada fácil. O terreno é muito inclinado e exige muita disposição e preparo físico. É indispensável subir com uma bicicleta de ciclismo (speed ou mountain bike). 

7. Museu do Amanhã até a Marina da Glória

O Centro do Rio foi revitalizado nos últimos anos e ganhou novas atrações. O trecho de ciclovia é curto, tem cerca de 6km entre a Marina da Glória e o AquaRio, maior aquário da América Latina. Pelo caminho, você encontrará o Boulevard Olímpico, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio, o Painel Etnias (obra de Eduardo Kobra), a Praça XV, o Aeroporto Santos Dumont, o Museu de Arte Moderna, a Marina da Glória e, de quebra, uma super vista para a Baía de Guanabara. Dá para passar um dia inteirinho nessa região (vale muito entrar no Museu do Amanhã).

Gostaram das dicas? Não esqueçam de marcar a Gávia nas redes sociais quando forem passear pela cidade maravilhosa! @vistagavia #universogavia

Para todas as dicas super detalhadas desse destino, clique aqui para visitar o Blog Sete Mares, nosso blog parceiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *